Descobrindo minha Capital

Descobrindo minha Capital

terça-feira, 12 de outubro de 2010

[link=http://www.recados-animados.com]
[/link]

[b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]



Esse trecho a seguir foi retirado do livro " A MÃO E LUVA" escrito em 1874, pelo escritor MACHADO DE ASSIS.Seria bom se os homens atuais fossem românticos como no século XIX...


“GUIOMAR! Perdoe-me se lhe chamo assim; as convenções sóciais me condenam-me decerto, mas o coração apavora que digo? Ele mesmo escreve estas letras. Não é a minha pena, não são os meus lábios que lhe falam deste modo, são todas as forças vivas de minha existência, que em alta voz proclamam o imenso e profundo amor que lhe tenho.
“Antes de o ler neste papel, já que a senhora há de ter visto, pelo menos adivinhado nos meus olhos, na doce embriaguez que em mim produz a presença dos seus.Persuando-me de que todo o meu esforço em recalcar este afeto é vão; por mais que eu sinceramente deseje esquecê-la, não o alcançarei nunca; não alcançarei mais que uma aflição nova.O remorso de o tentar virá coroar os demais infortúnios.
“Por que razão rompo hoje o silêncio em que me tenho conservado, medroso e respeitoso silêncio que, se não me abre o caminho da glória, ao menos conserva-me a palma da esperança? Nem eu mesmo saberia responder-lhe; falo, porque uma força interior manda falar, como transborda o rio, como se derrama a luz; falo porque morreria talvez se calasse, do mesmo modo que morrerei de desespero, se além do perdão que lhe peço, não me der uma esperança mais segura do que esta que me faz viver consumir.-JORGE”.


ROMANTISMO: NUNCA SAI DE MODA.


Pode passar o tempo que for, pode os séculos percorrem, mas, o amor nunca sai de moda. É este sentimento que impulsiona a humanidade. Ele nos torna meio bobo diante de quem gostamos. Mas sem ele, com toda certeza, a vida fica sem graça. Nós podemos até, ser bem sucedidos nas outras áreas da vida, entretanto, chega um momento que temos uma grande necessidade de ter alguém para chamar de bem, meu amor, minha paixão. Chega um momento que o amor que sentimos pela família e pelos amigos, não substitui um afago de um bem-querer.
Quando leio romances que narram histórias ambientadas no século XIX, imagino que seria tão bom que nos dias atuais, os homens ainda tivessem o costume de ditar poemas de amor para sua amada (sou meio-boba mesmo!), que os casais ainda o costume de trocar cartas apaixonadas, cheias de poesias...
As transformações na sociedade se dão com o passar dos anos. A vida está em constante metamorfose. Que bom. Já pensou se até hoje, fossem os nossos pais que escolhessem os nossos futuros namorados, noivos e maridos? Ninguém casava por amor, mas sim, pelos simples fato que toda mulher nascia para casar, ter filhos, cuidar da casa e do marido. Até meados do século XX, a mulher separada, era mal vista pela sociedade. Era uma luta a mulher conseguir o divórcio.
Graças a Deus que muita coisa mudou, e para melhor. A independência da mulher é um fato real, concretizado. É claro que existem mulheres que abusam da emancipação feminina, só se envolvendo com homens somente pelo prazer, sem amor, sem nenhum vínculo.O aumento das traições femininas é fato sabido de todos.Talvez, devido aos anos que foram reprimidas, vigiadas, cobradas o tempo todo pela sociedade machista, preconceituosa, fez com algumas, exagerassem na dose.Os homens abusam o tempo todo desde que o mundo é mundo, e nem por isso, a sociedade nunca cobrou bons modos constantes e fidelidade...É a famosa frase: “ Direitos iguais para homens e mulheres.”
Amigos, não reprimam o amor que guardam dentro de si, não tenham medo de se envolver para valer com alguém. Para saber se vai dar certo, tem que tentar. Se estiver com medo de sofrer, vá com calma, com um olho aberto e o outro fechado. O que não pode, é deixar de tentar por puro medo. É o que eu vou fazer arriscar. A solidão dói demais!

Nenhum comentário: