Descobrindo minha Capital

Descobrindo minha Capital

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ITAPUÃ: LINDO POR DO SOL.


Morar no bairro de Itapuã, e não conhecer a sua história, a sua origem, não é ser itapuanzeiro.Quem nunca ouviu falar que o bairro de Itapuã era uma colônia de pescadores a mais ou menos, cinqüenta anos atrás? Que Itapuã, e seus bairros adjacentes, eram sítios, e fazendas?A natureza exuberante com suas praias, lagos, e dunas de areia, já foi inspiração para compositores, e lugar de veraneio de muitos artistas famosos.
O progresso é bom, mas, a super população axige espaço físico, terras para produzir alimentos, água para produção de alimentos, para consumo humano, e com isso, a natureza é destruída, os homens raramente usam técnicas de exploração renováveis.
Quem mora no bairro de Itapuã com toda certeza, conhece o MERCADO MUNICIPAL DE ITAPUÃ. É símbolo do bairro, patrimônio físico do lugar. Os seus restaurantes, bares, garantem renda aos seus proprietários, aos funcionários, e diversão aos clientes. Lá se encontra os tradicionais pratos populares: feijoada, mocotó, rabada, ensopados, moquecas, etc. Além dos açougues, peixarias, e mercearias.
Hoje, já não é só um bairro recheado de cultura, e lazer, aqui, encontra-se bancos (quase todos), diversas casas comercias (das mais populares, as mais famosas, e sofisticadas), hotéis, e pousadas. O bairro fica distante do centro da cidade 21 km, contudo, acabou o tempo que os maradores tinham que se deslocar para outros bairros para adquirir produtos, e serviços.
Infelizmente, já não há aquele ar bucólico de outrora, aquele silêncio, (só percebia-se o som das ondas do mar), o vai, e vem das lavadeiras indo ao Abaeté lavar suas roupas, mas, como diz a canção: “É bom passar uma tarde em Itapuã, ao sol que arde em Itapuã, oh! Lindo mar de Itapuã, falar de amor em Itapuã”.

Nenhum comentário: