Descobrindo minha Capital

Descobrindo minha Capital

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

BRASIL: UM PÁIS DE DIVERSIDADES.



Nosso país tem dimensão continental. Com cinco regiões bastante diversificadas, em espaço físico, e em cultura. Enquanto você vive em uma região rodeada por rios, e lagoas, com a maior floresta tropical do mundo, vivo em uma região banhada pelo mar, precisamente pelo oceano atlântico, onde encontramos a mata atlântica (e outros tipos de vegetação). Em Salvador, existe a maior reserva de mata atlântica em área urbana do país!Assim como a floresta amazônica vem sendo destruída, a mata atlântica, está tendo o mesmo destino.É uma triste realidade brasileira...
O meu querido Nordeste (nasci em Aracaju-Sergipe, mas, fui criada em Salvador-Bahia), é exaltado por seu belo conjunto de praias, e vegetação, povo que tem uma forte influência dos negros africanos (o estado da Bahia, é o mais negro do Brasil) , enquanto, que o Norte, predomina a influência do povo indígena, que até hoje, sofre com a perseguição do povo branco, que dizem ser civilizados, querendo roubar sua cultura, suas reservas florestais garantidas por lei.
Norte, e Nordeste, tão distantes em quilômetros, mas, em problemas tão parecidos. Regiões que foram sempre esquecidas pelo poder público, onde há muitas coisas a serem melhoradas. A desigualdade social é muito grande, educação, saúde, lazer, precisam chegar para todos. Engraçado, enquanto o Nordeste sofre com a seca, o Norte, possui a maior reserva de água potável do mundo, nosso país é mesmo magnífico!
É triste vê uma região tão fértil, como a floresta Amazônica (60% estão no norte do território brasileiro, do Pará, de Mato Grosso e do Maranhão), com altos índices de exploração sexual infantil, como acontece em Belém do Pará, onde muitas meninas trocam seus corpos por um galão de gás, ou, por um prato de comida. A falta de instrução, de emprego, de oportunidade, faz a desigualdade social crescer a cada dia em todo o Brasil.
Olha, eu sou do tempo que se aprendia no primário que, Rondônia, Acre, Roraima, e Amapá, eram Territórios Nacional (foi em 1989).Imagine, o quanto estes Estados precisam para chegar ao progresso ideal.Assim, como há interiores nordestinos, onde não luz, água, hospitais, e.t.c.
Apesar de existir tantos problemas em nosso país, ainda sonho com uma sociedade mais justa, mais instruída, onde exista o progresso não somente no sul, Sudeste, ou Centro-Oeste ( como é lindo nosso Pantanal), mas, no país inteiro!
Muito prazer sou Adriana Paixão, uma nordestina que adora escrever (apesar de vez, ou outra, aparecer uns erros de Português.), que gosta de fazer novas amizades, que ama a natureza,que acredita que o homem, e a natureza, podem viver em perfeita harmonia, é só querer, e agir.



A inspiração para escrever este texto veio depois de fazer um novo amigo, que é de Porto-Velho-Rondônia.Não dava para deixar em sua página de recados( nem sabia que tem limite de linhas para mandar recado no orkut).Escrever é uma deliciosa aventura ( mesmo não sendo uma grande escritora, é claro.RISOSSSSSSSSSSS!)

Nenhum comentário: