Descobrindo minha Capital

Descobrindo minha Capital

domingo, 15 de maio de 2011

ENRYAN MANOEL: UM SER EM EVOLUÇÃO.

Mesmo meu sobrinho tendo só dois anos, já, estou preocupada com sua educação. Não somente a educação escolar, mas, também, com a formação de sua personalidade.
Fico a imaginar qual a melhor maneira de educar, de orientar um ser? Quais as ferramentas que levam uma criança a ser um jovem equilibrado e posteriormente um adulto realizado?
Para decifrar esta resposta, é preciso lembrar desta frase: “NÓS, SOMOS PRODUTO DO MEIO”.Os exemplos que estão a volta do ambiente onde a criança está crescendo é crucial para o desenvolvimento da criança.Os pais, tem que passar aos seus filhos bons exemplos.Não adianta dizer que determinada coisa é errada se, na verdade, os pais praticam o contrário.Como eu posso exigir dos outros uma atitude, se eu mesmo não à pratico? Vou comer cachorro-quente e exigir que meu filho coma pão integral, por exemplo?
Nos últimos vinte anos, a educação familiar vem sofrendo muitas modificações. As crianças e os jovens de hoje são muito mais influenciáveis pelos amigos (por isso os pais tem que saber com quem seus filhos andam, convivem), do que, quando eu era adolescente. Como a maioria das mães trabalham, a educação de seus filhos ficam mais nas mãos dos outros (babás, avós, tios e.t.c), do que, com os próprios pais.Os pais, acabam sem querer, transferindo a responsabilidade de educar seus filhos aos professores de seus rebentos, como, se a formação pessoal coubesse aos professores...
Confesso que este assunto é complexo, que talvez acabe não escrevendo bem sobre o tema, mas, que é preocupante e assustador o comportamento da criança e do adolescente moderno, isso é.
Por mais estranho que possa ser a fase mais crucial para a elaboração da personalidade do ser humano é do zero ano aos dez anos. É neste período, que os pais têm passar os ensinamentos que irão orientar a criança e que servirão de base para a adolescência e para a fase adulta. Os pais têm que passar para as crianças noções do que é certo e do que é errado. Mostrar que todos nós temos responsabilidades: crianças, jovens e adultos.
Não é nada fácil achar a dose certa para ter sucesso na educação dos filhos, já, que todo ser humano tem sua história espiritual. Passamos por várias vidas para evoluir e para progredir. Deve ser por isso que muitos não entendem por que mesmo orientando os filhos da melhor maneira, acabam vendo seus filhos se envolvendo com algo ruim...
Nunca subestime uma criança. Meu sobrinho só tem dois anos e já entende quando nós reclamamos quando faz algo errado, pois, começa logo a chorar pensando que pode nos convencer em voltar atrás da nossa decisão.
Pois é meus amigos e minhas amigas (por que não? Querer bem , só, nos faz bem), eu não sou a dona da verdade e nem tão pouco doutora em educação, contudo, o assunto é atual e complexo.Vou procurar através do amor, da observação ( tentar sentir o que está se passando com o meu sobrinho reparando seus gestos, suas ações), na forma de dialogar com ele, a melhor maneira de educá-lo, de orientá-lo para que possa ser uma criança educada e feli

Nenhum comentário: