Descobrindo minha Capital

Descobrindo minha Capital

domingo, 5 de junho de 2011

FACULDADES PARTICULARES: SERÁ QUE O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FISCALIZA?

No BRASIL, a educação superior, tem uma característica curiosa: a maioria dos alunos das universidades federais são provenientes de escolas particulares, enquanto que a grande maioria das faculdades particulares são freqüentadas por alunos provenientes das escolas públicas ou de escolas particulares sem muita tradição de bom ensino.
Os profissionais ligados a educação precisam exigir dos secretários de educação soluções concretas para fazer com que o ensino fundamental e o ensino médio, tornem-se de qualidade, fornecendo ferramentas educacionais aos educadores possibilitando a criação de novas metodologias de ensino, uma boa estrutura física das escolas e e.t.c.
Vocês acreditam que todas as faculdades particulares existentes neste BRASIL são de qualidade? É claro que não! Muitas, com o intuito de encher as salas de aula, fazem uma prova bem fácil para facilitar a entrada do estudante na faculdade.
É um absurdo essa cota obrigatória para os alunos negros, pardos e descendentes de índios oriundos de escola pública. Porque o que afasta os alunos negros , pardos e os descendentes de índios das universidades federais e estaduais não é a cor, a etnia, mas, o histórico escolar já que a maioria das escolas públicas são de péssima qualidade.A desigualdade escolar não vai acabar com cotas nas universidades federais e estaduais, mas, com a reestruturação do ensino fundamental e médio no BRASIL.Isso é um absurdo! É o mesmo que dizer que os brancos são mais inteligentes do que os descendentes dos escravos e dos índios!É como LUÍS DATENA diz:” ME AJUDA AÍ”
É inaceitável que em pleno século vinte e um só aceitem crianças à partir dos sete anos de idade nas escolas municipais.E quem não pode pagar escola particular para que a partir dos três anos seus filhos possam ter a noção de como pegar em um lápis, desenhar e decalcar?Para que um jovem possa ser um brilhante estudante universitário é necessário ter tido um bom ensino desde a alfabetização até segundo grau.O que se vê muito são alunos da rede pública chegarem a quinta série sem saberem fazer uma simples conta de multiplicar, por exemplo...
Um dado curioso referente a universidade federal em SALVADOR, é que, os alunos não têm um horário definido para estudar.O aluno pode ter aula nos três turnos e para completar, em locais diferentes.Como um aluno que precisa trabalhar para se manter, pode ser estudante da universidade federal de SALVADOR?Só mesmo sendo de família classe média alta porque os pais podem dar tudo o que o estudante necessitar...
No estacionamento do campus da universidade federal de SALVADOR, só se vê carros zerados, dos mais caros.
A verdade é uma só: precisa acontecer grandes mudanças na educação brasileira, principalmente, nas escolas municipais e estaduais de ensino fundamental e médio ( há escolas particulares com ensino ruim e precisam também de mudanças) para que possam preparar os alunos tanto para o vestibular de universidades públicas como as privadas.Temos que lutar por uma educação de qualidade em todos os níveis, para que um dia, não se precise mais das cotas universitárias, mas sim, do próprio esforço.

Nenhum comentário: